domingo, 10 de agosto de 2008

Metáforas da vida cotidiana

Compreendida pelas gramáticas como uma figura de linguagem, a metáfora normalmente é definida de maneira bem simples: é uma comparação sem o como, ou seja, consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido normal, objetivando mostrar a semelhança entre dois seres ou objetos.

É lugar comum pensar que essa figura de linguagem somente está presente nos textos literários. Entretanto, se fizermos uma leitura mais atenta das expressões que utilizamos cotidianamente, perceberemos que a metáfora está infiltrada também nos atos mais ordinários de nossas vidas.

Observem algumas frases em que utilizamos esse recurso e geralmente não percebemos:

Os membros da minha empresa perderam a discussão.

Minha equipe ganhou o debate.

Vamos criar estratégias para ganhar o debate.

Se fizermos uma análise mais profunda, veremos que todas essas frases têm como base o seguinte conceito metafórico: Discussão é guerra. Na realidade, as palavras em negrito fazem parte do universo lexical que normalmente utilizamos para fazer referência à guerra.

Pois é, isso também é metáfora!!

Mas cuidado, esses conceitos metafóricos podem ter conotações distintas a depender do grupo que o utiliza. Em comunidades que não compartilham da mesma cultura, pode não fazer sentido, por exemplo, que alguém diga: Paulo é uma raposa. Quer dizer, Paulo é muito esperto, pois a palavra raposa para algumas pessoas é sinônimo de esperteza. Entretanto, essa mesma frase pode resultar incompreensível para pessoas que não fazem parte desse grupo social, pois, esses conceitos são definidos culturalmente.






2 comentários:

Maiara Bonfim disse...

"Definidos culturalmente"

Gostei disso.

Tantas coisas (não só a linguagem falada/escrita) são definidas de acordo com a cultura na qual estão inseridas...

Tantas coisas precisariam ser mudadas, mas por serem definidas culturalmente isso fica inviável, quase impossível...

Show o texto, Dani!


bjo

Dani disse...

Show o texto???

Pq será??rsrsrs

Depois de uns bons conselhos,é claro...